Quem Somos

O que é o Instituto Molhando a Terra?

O IMAT é uma organização não governamental – ONG, que trabalha para o desenvolvimento socioeconômico das regiões semiáridas do nordeste brasileiro.

O Instituto Molhando a Terra (IMAT) é portador do CNPJ: 31.794.257/0001-96, onde tem sua sede localizada no endereço Rua Padre Diogo Rodrigues, nº 219 – CEP: 50.900.110, no Bairro Barro, Recife – PE.

Pode ser considerado também como centro de pesquisas e projetos, que objetiva o desenvolvimento social, econômico e humano.

Deseja alcançar como bem comum a transformação de vida para o povo sertanejo, levando inovações tecnológicas, estruturas físicas, com busca de recursos naturais e o aproveitamento pleno desses recursos, para desenvolvimento dos projetos de intuito produtivos agropecuário.

 

Foco de nossas atividades

 

Objetivo principal:
O nosso objetivo principal é o agricultor, sofrido e esquecido desde sempre. Nossa intenção é proporcionar situação de apoio para o desenvolvimento socioeconômico. Esse apoio vem através do empenho na busca do desenvolvimento técnico (para o camponês), desenvolvimento estrutural (físico), buscando recursos naturais (material de campo) e desenvolvimento comercial (para escoamento da linha produtiva).

 

Através de:

  • Desenvolvimento Técnico
  • Desenvolvimento Estrutural
  • Desenvolvimento Comercial.

 

História:

No mês de fevereiro de 2016, Wladimir Costa foi convidado para uma visita a família de um grande amigo Francisco de Assis, mais conhecido como Chico e seguiram numa viagem que se daria com muito divertimento e aventura. Uma excelente conversa por mais de seis horas de viagem até o sítio Gabriel, distrito da Cidade de Flores, no sertão de Pernambuco, coincidência ou não, o lugar ficava aproximadamente à70 km da cidade natal do pai e avó de Wladimir Costa.

Ao chegar no sítio, logo se deparou com uma quantidade de pessoas, grande parte da família de Chico, que estavam reunidas para festejar o aniversário de um dos integrantes da família, no qual logo se propuseram a participar de culto, ali mesmo, ao ar livre. E assim foi feito. Nesse mesmo culto, Wladimir conheceu Wando e Neta, sua esposa. No meio da conversa descobriu bastante afinidades, tendo uma visão clara de ajudar o próximo. As idas de Wladimir ao sertão se tornaram cada vez mais frequentes, tendo Wladimir buscado apoiar as atividades missionárias do casal, ocasião em que se deram início as atividades do projeto e Wladimir teve a inspiração divina do nome, Molhando a Terra. As atividades iniciais eram bastante simples, porém motivadoras e começou uma grande ação entre as pessoas.

Depois de alguns meses em ações missionárias, o casal realizando ações evangelísticas, em um dos cultos uma jovem senhora, que a chamavam de Dani, se converteu ao evangelho de Jesus Cristo, com frequência assídua nos cultos promovidos pelo casal missionário e tendo sua residência localizada a pouco mais de 3km do local dos cultos. O seu marido José, conhecido mais como o irmão Zé, começou a ouvir o mesmo evangelho que tinha alcançado sua esposa e vendo o testemunho de vida da sua esposa e de outros que compartilhava do mesmo círculo de amizade, decidiu sobre o evangelho, isso ocorreu no final do ano de 2016. No início de 2017, Zé motivado pela fé que explodia em seu peito, pegou suas preciosas sementes e decidiu plantar, mesmo com tudo dando indícios de mais uma grande estiagem que vinha se repetindo entre 6 e 7 anos, segundo notícias vistas até hoje na web, essa seca foi a mais severa dos últimos 100 anos.

Mesmo assim, Zé decidiu investir suas sementes e plantou… arou a terra, lançou as sementes e seus vizinhos diziam “Zé, tu vais perder tuas sementes…, não vai chover pra isso não…” e Zé falava “Eu creio, que Deus fará…”, e aconteceu exatamente o que Zé não esperava e a chuva não veio, pouco tempo depois começou a segunda “temporada de chuva”, a que não vinha há mais de 6-7 anos, onde Zé, com a mesma empolgação do início resolveu comprar outras sementes com um dinheiro que guardava, pois tinha perdido todas as sementes na tentativa anterior, comprou 600 reais de sementes e plantou tudo novamente, foi quando ouviu mais uma vez seus vizinhos falando “Zé, tu vais perder tuas sementes de novo…, esse ano não vai chover pra isso não…” e Zé falava “Eu creio, que Deus fará…”. Poucos dias depois pra surpresa agora dos vizinhos de Zé, a chuva veio… e não veio de brincadeira não, veio provavelmente do tamanho da fé do irmão Zé… existem relatos que estradas se tornaram em riachos, riachos e rios secos a muito tempo, voltaram a ser caminho da cristalina mais preciosa dessa terra… “água”.

Com isso, a plantação do irmão Zé foi um verdadeiro sucesso…, mas foi tão sucesso que quando começou a colher, o irmão Zé, ao chegar no final da lavoura, retornava ao início da plantação e já tinha que colher novamente e isso aconteceu por 3 (três) vezes, no total o irmão Zé colheu aproximadamente 2 (duas) toneladas de feijão e quase uma tonelada de milho, e diga-se de passagem que esses materiais não seria para comercialização, mas para consumo dele, de sua esposa, de seus seis filhos e parentes…

Depois do grande acontecimento, o irmão Zé com grande gratidão a Deus, chamou o missionário Wando e anunciou o desejo de doar parte de sua terra para o projeto. Wladimir é comunicado e ainda não conhecendo o irmão Zé, aceita as terras para o projeto, mesmo não fazendo ideia do que faria com esta terra, mas crendo que Deus direcionaria as ações futuras.

Nos meados do mesmo ano, depois de uma viagem de parte dos missionários do sertão a capital pernambucana, o nosso querido e saudoso missionário Wando, faleceu em sua residência vítima de um ataque fulminante, deixando esposa e uma filha de seis anos de idade.

Com isso, as atividades no campo missionário foram comprometidas e através de incentivos, outras obras missionárias foram erguidas naquele lugar.

Hoje, com atuação muito mais precisa, o projeto Molhando a Terra toma forma. Atualmente, constituído como Instituto Molhando a Terra, com os devidos certificados, com sede na capital do Estado de Pernambuco e uma malha de profissionais de ponta, trabalhando com o mesmo objetivo, transformar a realidade do povo sertanejo, crendo nas possibilidades da vida, seguimos em frente, crendo que o grande EU SOU… nos enviou.

Hoje, o terreno cedido ao Instituto Molhando A Terra está sendo preparado para se tornar um centro produtivo do IMAT, onde implantará um grande sistema de piscicultura, suinicultura e um granjeiro, como projeto piloto, para mostrar aos que dizem que não é possível, que milagres acontecem.

Compartilhar: